Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

PELA CULTURA, PELO LIVRO, PELA LEITURA


"A UNESCO considera livro uma publicação de 49 páginas, fora a capa" Martin Claret
Provavelmente, a humanidade ler o céu, as estrelas, a terra, os grãos, a água, as pessoas. Mas... ler pouquíssimos livros!!

19 de abril - dia do índio

OS ILHADOS

segunda-feira, 12 de abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A diferença entre caricatura, cartum e charge


São modalidades de desenho humorístico. Diferente do desenho clássico ou acadêmico, não é necessário medida exata para fazê-los e o que é melhor, qualquer pessoa pode se tornar um cartunista.
Caricatura - é a representação do retrato da pessoa, com proporcões exageradas, pegando as relevâncias e as características mais apuradas da pessoa. Seu objetivo não é denegrir a imagem, mas somente brincar com as feições do indivíduo.
Cartum - É uma piada gráfica ou somente um texto que, em vez de escrito, é desenhado. É uma mensagem sobre um determinado tema, de forma atemporal, ou seja, um cartum pode servir hoje e também pode ser usado por daqui a 10 ou 20 anos.
A charge - A charge é uma crítica ou elogio a uma pessoa ou situação de conhecimento público. Ao contrário do cartum, a charge é sempre atual e pega temas de relevância política e social. Muita vista em páginas de jornais impressos.
Eis, acima, o exemplo da caricatura do George