Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Festas carnavalescas


Conta-se que os primeiros carnavais são oriundos dos costumes primitivos do homem. Manfred Lucker diz que tem toda uma simbologia dedicada à colheita e à agricultura. Os camponeses cantavam e dançavam para terem uma boa colheita, batendo tambores e usando máscaras nos campos, a fim de acordar os grãos. Por meio das festas, o homem primitivo pedia aos deuses proteção e colheitas fartas, usando comida, bebida, música e dança como oferenda.
Trazido para o Brasil no século XVII, o entrudo sofreu influência dos carnavais de países europeus, como a Itália e a França, a partir do século XIX. Foi quando as máscaras, as fantasias e os personagens, como o pierrô, a colombina e o Rei Momo, entram para a festa brasileira.
Famoso no mundo inteiro, o Carnaval brasileiro é originário do entrudo português, um conjunto de brincadeiras de rua em que as pessoas atiravam água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.
Em Valença do Piauí, o carnaval sempre fez parte da cotidianidade da população. Os primeiros bailes surgem a partir do século XIX. Somos agraciados pela oportunidade de curtir essa festa popular e democrática, onde rico e pobre misturam-se no entrudo e nos enredos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário