Pesquisar este blog

sábado, 25 de dezembro de 2010

JESUS, ESSE GRANDE DESCONHECIDO


Em seu livro “Jesus, esse grande desconhecido”, Juan Arias faz um excelente trabalho jornalístico sobre a figura mais adorada da História, Jesus. Provavelmente a menos lembrada em época de Natal. Outras obras também fazem referência a essa FIGURAÇA que tem influenciado o ocidente por mais de vinte séculos.
O livro oficial do cristianismo, a Bíblia, no Novo Testamento narra a passagem do Cristo ( ungido ) e seus prodígios e suas boas novas. Crossan detalha as possibilidades histórias de Jesus na Terra, desde seu nascimento na minúscula vila de Nazaré aos seus últimos dias na Terra, com grande riqueza de detalhes históricos e pesquisas arqueológicas, literárias e antropológica. Antonio Piñero fala dos evangelhos apócrifos ou proibidos, onde se verifica textos de Flávio Josefo ( historiador judeu quase que contemporâneo de Jesus ) entr outros que narram a infância de Jesus na Palestina.
São obras de grande relevância entre as inúmeras sobre a o tema que desperta grandes questões existenciais:
Quem foi Jesus? Um estadista? Um guerreiro? Numa época em que era comum os movimentos apocalípticos messiânicos, Jesus só poderia ter sido bem diferente para ser o único lembrado.
Como era sua aparência? Se era feio, como poderia cativar crianças?
Era trabalhador? Tinha calos nas mãos? Era um menino peralta que detonava os outros somente para ressuscitá-los depois? Tinha a intenção de fundar uma nova religião ou somente tentou popularizar a já existente?
Além de inúmeras questões existenciais, o jovem judeu deixa-nos um vasto legado cultural.
Sem Jesus e sua Igreja, que música Bach teria composto? O que teria pintado Michelangelo, Rafael, Giotto, Zurbarán, Ticiano, Donatello, Velázquez?
As questões não cessam e isso é bom. Por vezes, a busca é o que nos proporciona crença e reforça a fé. Que o seu exemplo de ética e caridade viva.


Fonte: Jesus, esse grande desconhecido. Juan Arias. Ed. Objetiva.
O Jesus histórico. John Dominic Crossan. Imago
A Bíblia. Novo Testamento
O outro Jesus segundo os evangelhos apócrifos. Antonio Piñero. Ed. Mercuryo.

4 comentários:

  1. Realmente, Ele continua um grande desconhecido. Para muitos adoram ver pregado na cruz. Outros criticam os "outros" e dizem que ele não morreu. Veneram o Jesus vivo. Todos aceitam que é nosso irmão. "Até morreu por nós" . Últimamente, querem colocar um concorrente em dezembro , o "Noel", velinho, bonzinho, que dá presentes a ricos. Ele, radical, gosta de "pobre" Aquele que entregou a faixa de 38 mil, também diz que gosta. O certo é como você diz "O ilustre desconhecido" Sei que mesmo limitado, gosto de ouvir falar nele e dele. Lamento, os artistas renascentistas terem criado um europeisado. Tudo bem. Se fosse em Valença, desgustava cajuína, e se tornava fâ da "preta mão de onça " e da Aldenoura tRIPEIRA". jÁ QUE jÕAO, SE JULGOU INCAPAZ DE ABBBOTOAR AS SANDÁLIA. eU, NEM MESMO ISSO SOU CAPAZ. "MAS SOU SEU IRMÃO"

    ResponderExcluir
  2. É fascinante o Jesus histórico, de carne e osso, que sorria aos mendigos e valorizava as prostitutas mais que a qualquer homem. Boas são as questões existenciais, elas nos libertam da nossa limitação ensinada pela doutrinação desde a infância. Tipo: Jesus teria andado sobre as águas do rio Caatinguinha? Teria curado a Preta Mão de Onça de seus problemas de saúde? Zé Gatão teria sido um de seus discípulos? A coroa de carrapicho lhe serviria à fronte? A cajuína representaria o sangue do Ungido? De qualquer forma vale o seu exemplo de ética e convívio que, com certeza dispensaria jantar nas residências chiques da cidade e dividiria um pão massa grossa com um menino pobre na calçada do açougue público!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, "JC", teria feito isso, caso estivesse passado por aqui. Sobre as águas do Rio Caatinguinha", sorria em direção da "Feira Velha" onde a Preta-mão-de-onça, repousava pós um dia fervilhante de gritos da população protótipa de burguesa que existia naquela região. O pão da padaria da Profª Silvina, seria somado com o da Gessy do Zé Padeiro e de "Seu Jubileu", que juntos não seria o "pão que o diabo amassou e sim o "Pão que Jesus abençõu" pois sanou muitos estômagos vazios. Zé Gatão com Mariana, trocariam a "Gingibirra do "Seu Romão", por vinho das parreira do "Ximenes", Mas Jesus, creio que optaria pela cajuína, por não ter álcool. Quaqnto ao "Jantar, veja é na "laje" do Abrigo central, que na Jerusalém do anos 33 da era cristã, o diabo, encenado por Raimundo Barbosa", tenta "Jesus". A maioria daquela região atualmente "optam por "marmitas". Veja que os tempos são outros. No açougue público, hoje é ".... Folia". Então creio que Jesus, ainda prefere continuar dentro do coração de cada um de nós" É?

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Hoje vc vive seu dia,de acordo com o nascimento de cristo a mais de 2 mil anos atras,interessante isso.Muita gente fl de JESUS como um ser qualquer.Se ELE nao fosse verdadeira sua passagem teriam ficado apenas na Judeia.JESUS É E SERÁ O MAIOR,não a ng que seja semelhante a Ele. Esse papai noel td mundo sabe que foi criado pela cocacola,e ainda tem gente que adora esse papai noel.até mentem para suas crianças; falando para elas fazerem pedidos a ele,isso é um absurdo,façam aquilo que é verdadeiro para seus filhos.tudo que está na Biblia é verdadeiro;o povo de Deus é dotado de grande sabedoria por que lê esse livro; antes msm que descobrissem que a terra é redonda rsrs o povo de Deus ja sabia disso, e a propia igreja catolica que naquela época era responsavel por tudo condenou um homem por que ele afirmou que a terra era redonda.olha o que diz a biblia: “E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.” (Isa. 40.22)
    Jesus não criou nenhuma religião,nem o povo de Deus vive segundo religião,para nós isso nao é religião ,vivemos de acordo com ta na palavra de Deus,isso nao é religião é seguir o que é certo,olha o povo de Deus analisa td,td. O que vc entende por idolatria ? vamos la´ idolatria é td que se coloca acima de Deus,muita gente tem feito isso,digamos que a maioria do povo por ai,é isso as pessoas do mundo estao ai misturadas,uns que ser catolicos,e frequetam centro espiritas,e ao msm tempo praticam seus rituais,isso é ser catolico,e ao mesmo os catolicos falam que os espiritas ,os umbandistas praticam coisas que nao sao de Deus,e quando chegam, a epoca de seus santos,tanto na igreja catolica como nos centros espiritas tb fasem suas festas para o mesmo santo ,o que é isto ? nao é msm coisa? acordem gente é desse jeito que vcs de dizem que servem a Deus,não isso nao.Agora outra coisa a igreja catolica ela mesma cria seus santos,e dizem que fazem milagres.Colocam Maria como virgem,sendo que ela foi virgem ,só até o nascimento de jesus,a biblia fl que Jesus tinha irmaos ,e ai,o que vcs me dizem ?_De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). Por causa do mito de que Maria foi uma virgem perpétua, foi inventada a teoria que estes "irmãos" de Jesus são, de fato, apenas primos. Esta explicação é conveniente, mas contrária à evidência. Esta palavra "irmão" é usada 346 vezes no Novo Testamento e nunca significa "primo". Havia uma palavra para primo, usada em Colossenses 4:10, mas não é a que foi usada nos textos acima. É verdade que a palavra "irmão" é usada para a irmandade espiritual, mas todas as vezes que "irmão" é usada no Novo Testamento para uma relação de família física, ela simplesmente significa irmão. Se irmão significasse primo, em Lucas 8:19-21, Jesus estaria dizendo que sua mãe e seus "primos" eram aqueles que ouvem a palavra e a cumprem.
    A palavra de Deus é verdadeira pode examinar,mais apenas o povo de Deus entende sua palavra,so aqueles que tem o Espirito Santo. Até quando se fl de Nv Ordem MUNDIAL a biblia ja fl de td do começo ao fim,td que ira acontecer e muito ja tem acontecido.

    ResponderExcluir